ASPECTOS LEGAIS JUNTO AO MEC

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UCAM – Universidade Candido Mendes atendem todas as exigências da Resolução N° 01, de 08/06/2007 e da Portaria de Credenciamento EaD junto ao Ministério da Educação (MEC) n° 918, de 16/08/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 17/08/2017, com validade em todo território nacional.

PÚBLICO ALVO

Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos).

INSCRIÇÃO

No ato da inscrição será cobrada uma taxa. Quando a inscrição for realizada por um representante da UCAM – Universidade Candido Mendes, o valor da taxa deverá ser paga diretamente a ele e quando a inscrição for realizada no site oficial da instituição (www.posucam.com), o valor da taxa deverá ser pago junto à instituição por meio de boleto bancário ou cartão de crédito, podendo ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito.

MATRÍCULA

A inscrição somente será efetivada como matrícula quando o acadêmico efetuar o pagamento da primeira mensalidade do seu curso. O prazo de duração do curso é contado a partir do pagamento da primeira mensalidade. Sendo assim, o aluno interessado poderá agilizar seu curso, adiantando o pagamento da primeira mensalidade.

DURAÇÃO DO CURSO

Todos os cursos terão duração mínima de 6 (seis) meses e máxima de 18 (dezoito) meses, contados a partir da confirmação do pagamento da taxa de inscrição, desde que o candidato reúna todos os requisitos mínimos legais para ingressar no curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

METODOLOGIA

A partir de Abril de 2020 nossos cursos são 100% online, todas as provas e atividades serão realizadas no portal do aluno sem a necessidade de sair de casa. (exceto curso de Engenharia de Segurança do Trabalho)

A UCAM – Universidade Candido Mendes não trabalha com vídeo-aula, possui material didático próprio, que consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência teórica e prática, disponibilizados aos alunos de Pós-Graduação Lato Sensu por meio do AVA/Portal do Aluno.  O aluno deverá organizar seu tempo para estudos e poderá esclarecer suas dúvidas sobre os conteúdos e demais assuntos pertinentes ao seu curso junto à equipe pedagógica, que estará de plantão de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas, além do atendimento via e-mail, Whatsapp dos setores, 0800.283.8380 e chat online.

AVALIAÇÕES

1-     A Avaliação Online (AVO) funciona da seguinte forma:

– Será realizada por meio do portal do aluno;

– Cada avaliação conterá 10 (dez) questões de múltipla escolha;

– A liberação será realizada de forma geral ou gradativa, conforme o pagamento das mensalidades.

2-     Avaliação Final (AVF) funciona da seguinte forma:

– É composta por 5 questões objetivas para cada disciplina.

– Somente poderá ser realizada após a quitação de todas as mensalidades do curso, por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

– Somente poderá ser realizada após o aluno tiver cursado o período mínimo definido para conclusão do curso. Este período mínimo é de 11 meses para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e para os cursos com carga horária de 1.000 horas. Para os demais cursos o período mínimo é de 5 meses.

– Será liberada no portal do aluno, após os dois requisitos acima estiverem concluídos.

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 (sete) pontos na média geral ele deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação. 

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 (sete) pontos na disciplina, ele deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação conforme disciplina desejada. As avaliações de recuperação poderão ser de questões abertas (resenha crítica, resumo, dissertação ou projeto de trabalho) e têm o valor de 10 pontos.

MATERIAL DIDÁTICO

A Instituição disponibiliza apostilas online (gratuitas), disponíveis em PDF no Portal do Aluno.

Caso o acadêmico tenha interesse também em apostilas impressas (via correios), poderá requisitá-las diretamente pelo portal do aluno.

DECLARAÇÕES GRATUITAS

O acadêmico possui disponível no Portal do Aluno as declarações gratuitamente, tais como: Declaração de Matrícula, Declaração de Cursando, Declaração de Conclusão de Curso, Declaração de Ofício e Declaração de Presença no Encontro Presencial.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho acadêmico que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

O TCC não é mais requisito obrigatório para conclusão de cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização).

Entretanto, alguns conselhos profissionais ainda exigem o TCC para aceitação do título.

De acordo com a Resolução n° 1, de 06/04/2018, da Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), de 09/04/2018, Seção 1, página 43, que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para conclusão dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

Entretanto, o CREA ainda exige, por regulamentação própria, o TCC para aceitação do título de especialista. Vale ressaltar que alunos de outras áreas que desejem realizar o TCC por quaisquer outros motivos poderão realizar o trabalho sem custo adicional.

O artigo científico deve conter de 5 (cinco) a 13 (treze) páginas textuais do resumo a conclusão. A monografia deve conter de 25 a 40 páginas textuais, também do resumo a conclusão.

O TCC deve ser um trabalho de revisão bibliográfica, portanto, não serão aceitos estudo de caso, projetos, pesquisa em campo ou relato de experiência.

No decorrer do curso, o acadêmico poderá entrar em contato com os nossos tutores para orientações sobre o desenvolvimento do trabalho.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso deve ser inédito e individual. A média para aprovação será de 7,0 (sete) pontos.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO

O Certificado será emitido pela UCAM – Universidade Candido Mendes e entregue ao acadêmico em, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 90 (noventa) dias, após o cumprimento, por parte dos alunos, de todos os requisitos necessários para conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

ATENDIMENTO/SUPORTE AO ALUNO

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 18hs, ou ainda, por meio dos nossos canais de comunicação:

  1. [email protected]
  2. Telefone: 0800.283.8380 (recebe ligações de telefones fixo e celular)
  3. Chat Online
  4. Interação online
  5. Whatsapp: 21 92018-0541
  6. Rua Maria Matos, nº 345 – Loja 05, Centro – Coronel Fabriciano (MG), CEP: 35170-111
  7. Escritórios Regionais

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DE CURSO

a-) O curso deverá ter duração mínima de 06 e máxima de 18 meses;
b-) Ser aprovado em todas as disciplinas do curso com nota mínima de 07 pontos;
c-) Ter quitado todas as parcelas do curso;
d-) Entregar todas as documentações exigidas para efetivar a matrícula e emissão do Certificado do curso;
e-) Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos. (apenas cursos na área de Engenharia)

DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENVIO NO PORTAL APÓS A MATRÍCULA:

1.      Foto do Diploma de Graduação (cópia autenticada em cartório);

2.      Foto do Histórico de Graduação;

3.      Foto da Certidão de Nascimento ou Casamento;

4.      Foto do CPF;

5.      Foto da Carteira de Identidade;

DA POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU TRANCAMENTO

É permitido solicitar o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, quando realizado, expressamente pelo aluno, em até 7 (sete) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Após o prazo retrocedido o cancelamento poderá ser realizado, entretanto, não haverá a restituição dos valores pagos.